Cultura
Sobral recebe Festas Literárias de 2 a 4 de maio
Vem aí a Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizadas pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), com o objetivo de fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores de todas as idades. Trata-se de uma grande celebração do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca, onde a cidade recebe uma Festa Literária. Cada edição conta com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada e gratuita, composta de atividades que convidem a fruição e leitura.
A Flasi, bem como suas Festas Literárias, tem início em Sobral no dia 02 de maio, com direito a reconhecimento a personalidades que contribuíram para a literatura do nosso Estado. Na abertura oficial, às 19h, no Teatro São João, acontece a homenagem ao escritor Domingos Olímpio e a sua clássica obra Luzia-Homem. A programação conta ainda com a apresentação do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira.
No dia 03 de maio, às 20h, também no Teatro São João, acontece um bate-papo em Homenagem ao Centenário de Alcides Pinto, jornalista, poeta e escritor nascido em Santana do Acaraú, com Léo Prudêncio e Vicente Júnior. O encerramento fica por conta da Mostra da Escola de Música de Sobral, Rosinha do Acordeon e Banda Balaio da Preta.
A programação em Sobral, que acontece até o dia 04 de maio, traz ainda oficinas de escritas criativas, contação de histórias, palestras, exibição de documentário, saraus, bate-papos sobre temas como literatura fantástica, apresentações musicais, slams e muito mais. As ações acontecem em diversos pontos da cidade, entre escolas, instituições e equipamentos culturais. Entre os dias 16 e 18 de maio a Feira Literária chega a Icó e, de 20 a 22 de junho, a Aracati. Mais informações disponíveis no Instagram @feiraliterariace
Descentralização das políticas públicas
As Festas Literárias buscam criar uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área.“As Festas Literárias no Ceará são uma ação itinerante de promoção e circulação de ações de incentivo à leitura e que fortalecem a cadeia produtiva e econômica do livro. Sabemos que o acesso à cultura e ao conhecimento são elementos centrais para o pleno exercício da cidadania, incluindo a geração de renda. Mas, para além disso, as Festas são também um momento de celebração do livro, da leitura e da literatura”, explica a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Para a orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura, vinculada à Coordenadoria de Formação, Livro e Leitura da Secult Ceará, Maura Isidório, as Festas Literárias são uma excelente oportunidade para consolidar essas políticas. “As feiras vão contar com uma ampla programação literária, composta por oficinas, palestras, mediação de leitura, encontros, contação de história e as poéticas da literatura oral, ou seja, as poéticas da oralidade, contemplando violeiros, repente, saraus literários e slam. Essas feiras vão promover grandes encontros, fortalecendo as políticas do livro e leitura no nosso estado”, ressalta. Sendo uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania, a ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.
Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também vão oferecer sessão de lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que vão receber edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.
Curadores
Cada edição das Festas Literárias contará com uma dupla curatorial, composta por um curador fixo, o poeta Talles Azigon, e uma pessoa convidada de cada cidade/ região. Em Sobral, a dupla curatorial contará também com o escritor, artista de Teatro e produtor cultural Mailson Furtado.
Festas Literárias do Ceará
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.
Serviço
Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi)
Realização de três Festas Literárias nos municípios de Sobral (02 a 04 de maio), Icó (16 a 18 de maio) e Aracati (20 a 22 de junho)
Mais informações: instagram.com/secultceara e instagram.com/feiraliterariace
*Fonte e imagem de capa: Ascom Feira Literária