Connect with us

Cultura

Museus do Dragão do Mar celebram o Dia Internacional dos Museus com programação gratuita

Published

on

Integrando a 22ª Semana Nacional dos Museus, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará realizam, entre os dias 14 e 18 de maio, vivências educativas, mesa redonda, oficina e o lançamento do catálogo da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”.

     Entre 14 e 18 de maio, o Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), espaços museológicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), integram, mais uma vez, a Semana Nacional de Museus, que neste ano chega à sua 22ª edição, com uma programação integralmente gratuita em torno do tema “Museus, Educação e Pesquisa”. 

     Organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, a 22ª Semana Nacional de Museus tem o objetivo de discutir a dimensão educativa englobada por esses espaços e a sua importância para o âmbito das pesquisas científica e acadêmica.

     Segundo a assessora do MCC, Valéria Laena, a expectativa é que as pessoas participantes das ações realizadas no MCC e no MAC-CE entendam que os museus são instituições que estimulam a disseminação do conhecimento de forma prática, abrangente e convidativa, além de terem a pesquisa como uma finalidade, produzindo novas compreensões sobre seu próprio acervo, seus públicos e não-públicos e suas atividades.

Museu da Cultura Cearense

     Na terça-feira (14), das 9h às 11h, o MCC oferece a vivência educativa “Negros Patrimônios: a relação Museu-Escola Contra o Racismo Estrutural”, parte do projeto “No Ceará Tem Disso Sim: Patrimônios culturais africanos e indígenas”, no auditório do Dragão do Mar. O evento é uma parceria do MCC com a EEFM Clóvis Beviláqua, por meio do Núcleo Educativo e da disciplina de Artes Visuais na figura da professora Lídia, junto ao grêmio estudantil. A historiadora, professora, pesquisadora e curadora Cícera Barbosa discutirá o tema com os estudantes. O acesso, gratuito, é restrito à turma de Artes Visuais da EEFM Clóvis Beviláqua, com 50 vagas.

     Já nos dias 15 e 16 de maio acontecem os Percursos Formativos. Na quarta-feira (15), das 9h às 11h, o Núcleo Educativo do MCC realizará uma visita ao Centro de Memória da Fazenda (CM), com o objetivo de conhecer as ações e as metodologias de mediação cultural realizadas pelo espaço. Logo depois, das 14h às 16h, será a vez da equipe do CM visitar as exposições do MCC para conhecer as ações e as metodologias do equipamento. Na quinta-feira (16), das 9h às 12h, o mestre Julio dos Santos conduzirá uma oficina sobre fotopintura e artes visuais e uma visita mediada à exposição “Museu da Mão”. Ambas as atividades são restritas às equipes do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense e do Centro de Memória da Fazenda.

     Ainda na quinta-feira (16), às 19h, no Auditório do Dragão, será lançado o catálogo da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, com a presença do artista visual e antropólogo Jean dos Anjos, da curadora Marília Oliveira e de outros convidados. 

     No sábado (18), às 9h, na Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (FEMOCOPI), a coordenadora Magda Mota e voluntários do Projeto realizam a vivência educativa “Desafios da Preservação e Organização do Centro de Documentação Popular do Pirambu”, a fim mobilizar estudantes, pesquisadores, educadores, movimentos sociais, militantes da memória e do patrimônio cultural comunitário para a importância do Centro de Documentação, que desde 1992 atua na salvaguarda de documentos relativos à história e à memória do Pirambu e de seus atores. Pessoas interessadas em participar devem realizar inscrição prévia pelo link: https://bit.ly/inscricoesnomcc pois serão ofertadas apenas 10 vagas.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará

     No sábado (18), às 15h30, no MAC-CE, acontece a mesa redonda “Museus e Espaços de Memórias como Pontos de Partida e Partilha”. Para esse momento, o Museu convida pesquisadores para dialogarem sobre seus trabalhos e pesquisas recentes acerca de museus e espaços de memória, nas dimensões de seus acervos, práticas e ações educativas. Compõem a mesa os pesquisadores Hailla Krulicoski, Diego di Paula e Chico Cavalcante Porto. A participação é limitada a 30 vagas.

PROGRAMAÇÃO

14 de maio (terça-feira)

9h às 11h – [MCC] Projeto No Ceará Tem Disso Sim: Patrimônios culturais africanos e indígenas – Vivência Educativa “Negros Patrimônios: a relação Museu-Escola Contra o Racismo Estrutural”, com Cícera Barbosa
Atividade gratuita restrita à turma de Artes Visuais da EEFM Clóvis Beviláqua. 50 vagas.

15 de maio (quarta-feira)

9h às 11h – Percursos Formativos – visita do MCC
No Centro de Memória da Fazenda (CM)
Atividade gratuita restrita às equipes do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC) e do Centro de Memória da Fazenda (CM). 10 vagas por turno. Classificação: 18 anos.

14h às 16h – Percursos Formativos – visita do Centro de Memória da Fazenda (CM)
No MCC
Atividade gratuita restrita às equipes do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC) e do Centro de Memória da Fazenda (CM). 10 vagas por turno. Classificação: 18 anos.



16 de maio (quinta-feira)

9h às 12h – Oficina sobre Fotopintura e Artes Visuais e visita mediada pelo mestre Júlio dos Santos à exposição “Museu da Mão”
No MCC
Acesso gratuito e restrito às equipes do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC) e do Centro de Memória da Fazenda (CM). 10 vagas. Classificação: 18 anos.

19h – [MCC] Lançamento do catálogo da exposição “Festa, Baia, Gira, Cura”, com Jean dos Anjos, Marília Oliveira e pessoas convidadas
No auditório do Dragão 
Acesso gratuito e livre.

18 de maio (sábado)

9h – Vivência Educativa “Desafios da Preservação e Organização do Centro de Documentação Popular do Pirambu”, com Magda Mota e voluntários do Projeto
Na sede da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (Av. Presidente Castelo Branco, 2709, Pirambu)
Acesso gratuito mediante inscrições via formulário: bit.ly/inscricoesnomcc.
10 vagas. Classificação: 18 anos.

15h30 às 17h30 – Mesa Redonda “Museus e espaços de memórias como pontos de partida e partilha”, com Hailla Krulicoski, Diego di Paula e Chico Cavalcante Porto
No MAC-CE
Acesso gratuito e livre. 30 vagas.

A Semana Nacional de Museus 

       Coordenada anualmente pelo Ibram, a Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus desse Instituto. O evento une instituições museológicas de todo o país para realizar, durante uma semana, atividades para todos os públicos. A iniciativa, que comemora o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, visa aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais brasileiras. O propósito é difundir as diversas manifestações e referências culturais, promover o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural e criar experiências significativas para os visitantes a partir de um esforço de convergência das programações dos museus em torno de um mesmo tema.

Serviço: Museus do Dragão do Mar na 22ª Semana Nacional de Museus
Período: 14 a 18 de maio de 2024
Local: Museu da Cultura Cearense (MCC) e Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Programação gratuita
Mais informações: site www.dragaodomar.org.br e no IG @dragaodomar 

Sair da versão mobile