Economia
Mutirão Procon Zera Dívidas 2025 segue até sexta-feira (19/9)
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), órgão da Prefeitura de Fortaleza, realiza até sexta-feira (19/9), o Mutirão Procon Zera Dívida 2025. As negociações estão ocorrendo no Ginásio Aécio de Borba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A ação começou no dia 8 de setembro, e já contabiliza mais de quatro mil atendimentos. Para participar, é preciso realizar agendamento on-line no site do Mutirão Procon Zera Dívida.
Durante a primeira semana de funcionamento, entre 8 e 12 de setembro, o Mutirão Procon Zera Dívidas 2025 registrou 4.304 atendimentos. Do total, 64,18% resultaram em acordo entre consumidores e empresas, com descontos que chegaram a até 99,9% do valor devido. O professor Daniel da Silva Tavares levou o pai, José Francisco Tavares, para negociar uma dívida com a Enel nessa segunda-feira (15/9). Para ele, encaminhar o pagamento da pendência é garantir tranquilidade financeira para a família.
“Nossa preocupação era com a questão do crédito na praça, com o nome sujo, e também com a questão em si de estar devendo esse montante. Na negociação, tivemos um abatimento de quase metade do valor, e agora a gente fica mais tranquilo, porque é uma coisa importante para nossa organização financeira, e pra nossa saúde mental também”, ressaltou.
O faxineiro Lucas Cunha Alexandre também negociou uma dívida com a Enel. Para ele, além do alívio financeiro que trouxe, o processo se destacou pela facilidade. “O tratamento foi muito bom, rápido, simples de resolver. Valeu a pena”, avaliou. O monitor escolar André Bernardo de Souza conseguiu renegociar uma dívida antiga com um desconto de 73%. “Com o nome sujo, a gente fica sem poder fazer algumas coisas. E não é nem porque a gente quer. Às vezes, o salário que a gente ganha não dá pra fazer tudo que a gente precisa, então essa negociação ajuda. Vim atrás de fazer pra poder manter as minhas coisas em ordem.”
Nesta edição, 22 empresas e instituições estão participando da ação, oferecendo descontos diferenciados e prazos especiais para quitação de dívidas. Neste ano, o mutirão também celebra os 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído em 11 de setembro de 1990. Segundo a presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, o Mutirão contribui para a melhoria da qualidade de vida e para o fortalecimento da economia da cidade.
“Na primeira semana do Mutirão Zera Dívida, já recebemos mais de quatro mil consumidores, o que reforça a relevância dessa ação. São 22 empresas participantes, oferecendo condições diferenciadas e descontos que já alcançaram 99,9%. Mais do que quitar débitos, o mutirão representa a chance de recuperar o nome limpo, fortalecer a saúde financeira e voltar ao mercado de forma consciente”, destacou Eneylândia.
Empresas participantes
Enel, Cagece, Claro, Vivo, Tim, Banco Daycoval, Agibank, Banco BMG, C6 Bank, Banco CSF, Banco Itaú, Banco Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Fortbrasil/DM, Crefisa, Liv Saúde, Casa Pio & C. Rolim, Sapataria Nova, Bethset, Kedu Serviços Educacionais.
Documentos necessários para renegociação
RG
CPF
Comprovante de residência em Fortaleza
Comprovantes da dívida (faturas, contratos, cupons fiscais, recibos, extratos, mensagens de e-mail, registros do SPC/Serasa ou qualquer documento que comprove a dívida)
Serviço
Mutirão Procon Zera Dívida
Período: 8 a 19/9 (apenas de segunda a sexta-feira)
Horário: das 8h às 17h
Local: Ginásio Aécio de Borba (Rua Paulino Nogueira, 95 – Benfica)
Agendamento: Mutirão Procon Zera Dívida
*Imagem de capa: Prefeitura de Fortaleza